página inicial edições anteriores para publicar expediente fale conosco
Ano 2 - Nº 2 - Mar/Abr/Maio de 2004
Humanidades - Revista de Ciência, Educação e Cultura

Resenhas

A CRÍTICA RADICAL DO ESTADO, DA DEMOCRACIA E DA CIDADANIA

Renato Gomes Vieira

Estado, Democracia e Cidadania – a dinâmica da política institucional no capitalismo, de Nildo Viana é a um só tempo um livro radical-crítico, necessário e polêmico, para os tempos atuais de degradação dos ideais socialistas e onde grande parte da esquerda quer ser o espelho (ou a consciência) da direita, cumprindo o papel de continuador das políticas neoliberais.
É radical-crítico na medida em que segue as trilhas abertas pelo pensamento de Marx em sua profunda e atual análise do capitalismo, desvendando os segredos da mercadoria, do valor-trabalho e da exploração, mas igualmente revelando os possíveis caminhos rumo à liberdade, à autogestão, ao socialismo, enfim à superação das misérias da sociedade burguesa.
É necessário, porque em tempos de glorificação do mercado, da livre iniciativa, da universalidade da democracia, das virtudes da cidadania, se torna preciso o surgimento de livros que desmistifiquem as ilusões de nossa época, onde muitos “esqueceram” da necessidade de superação do domínio do capital.
É polêmico, como deve ser toda obra inspirada em Marx. Pode-se não concordar com todas as suas teses provocadoras (o caráter capitalista do absolutismo, o positivismo de Gramsci, a visão sobre o partido revolucionário, entre outras), mas seu conjunto representa uma tentativa atual no enfrentamento das novas (e antigas) formas de dominação do capitalismo neste início século e no descortinamento das especificidades deste poderoso modo de produção.
“A cada época de crise o modo de produção capitalista busca alterar o regime de acumulação no sentido de permitir a reprodução ampliada do capital, o que só se torna visível com o desenvolvimento histórico do capitalismo” e dos seus mecanismos culturais e institucionais de exploração, opressão, conformismo e passividade cada vez mais sofisticados, como mostrados neste livro.
Contra a imoralidade intelectual e política reinante, que teima em manter/reciclar/adoçicar/humanizar o capitalismo, uma obra de combate e para combates.

Como adquirir este livro

Viana, Nildo. Estado, Democracia e Cidadania. A Dinâmica da Política Institucional no Capitalismo. Rio de Janeiro, Achiamé, 2003. 108 páginas. R$ 20,00
ISBN: 3700739036

Este livro pode ser adquirido, entre outros locais, em:

-Livraria Alexandria (Goiânia). Tel. 62 213-5149 livrariaalexandria@brturbo.com
-Livraria Alternativa (Goiânia). Tel. 62 229-2183 http://www.livrarialternativa.com.br
-Livraria UEG (Campus Bairro Jundiaí - Anápolis - Go)
-Livraria Opção Cultural (Goiânia). Tel. 62 223-5713
-Livraria do Chico (UnB - Brasília). Tel. 61 307-3254 / 9985-5987
-Livraria do Lulinha (São Paulo - SP). Rua Manoel da Costa Vale, 54 - Piqueri - CEP: 02912-050
-Livraria Canto das Letras (Marília - SP) Unesp - Campus e Rua Quatro de Abril, 475 - CEP: 17500-011.
-Livraria Postal Achiamé: Caixa Postal 50083 CEP: 20050-970 Rio de Janeiro - RJ.


     
 
Os artigos publicados são de responsabilidade e de direito dos respectivos autores. É autorizada a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Editor, desde que citada a fonte.
 
     
 
 
Seções
Autor

Renato Gomes Vieira é Sociólogo, Mestre em Educação, Prof. da Universo – Universidade Salgado de Oliveira.